Pesquise na coluna da esquerda informações sobre os textos aqui apresentados bem como outras publicações dos autores (blogs e livros).
O conteúdo deste blog é protegido pela Lei nº 9610/98 dos direitos autorais.

.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Teia

Mariana Salomão Carrara

            Por um tempo uma aranha viveu num canto do teto do nosso quarto. Não era grande, mas também não era tão minúscula.
─ Vou matar, Rafa. Com um rodo.
─ Não, deixa aí um tempo, Lena. Ela vai comendo uns insetos.
Naquele dia eu tinha de novo sonhado que eu tinha um filho. Acordar desses sonhos sempre foi muito ruim. A vida linda que eu tenho de repente parece vazia, só porque em sonho eu tinha sentido alguma coisa tão poderosa que acordar no meio do meu quarto e constatar a completa inexistência da criança que eu amei tanto é arrebatadoramente frustrante.
Era domingo e eu voltei pra cama, já que não seria necessário buscar o rodo pra matar a aranha. O Rafael sentiu o meu humor e sumiu dali, foi se enfiar nos papéis dele, na sala. Fiquei olhando a aranha debaixo pra cima e me pareceu o bicho mais solitário do mundo. Eu tinha a apoteose da solidão instalada no meu quarto, em cima de mim.
Fiquei me imaginando com tantas pernas só para andar tão pouco, fazer da minha própria casa uma armadilha às minhas únicas visitas. Devorar em pedaços quem se aproxime de mim. Viver no canto desse quarto sem nada pra dizer, com tantos olhos sem nada que me interesse ver.
É capaz que ponham ovos, não sei, e que cuidem deles um dia, mas não essa. Não essa aranha sucateada nesse arremate de teto, tecendo compulsivamente sua cama em cima da umidade, bem no canto onde o sol nunca chega. Ela que vai ficar aí esquecida uns dias comendo mosquitos insossos até eu pegar o rodo.
Fiquei ali deitada muito tempo pensando em como não ser como ela. Calculei o que seria preciso evitar pra não perceber de repente que eu sou uma aranha imensa e amarga e peçonhenta sugando a energia de qualquer um que se aproxime de mim. O que eu teria de fazer pra nunca estar no canto mais úmido, escuro e escondido da minha vida, toda embaralhada, enforcada na minha própria linha.
─ Você não sai dessa cama, não, Lena? Vai ficar igual à aranha parada na teia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo!