Pesquise na coluna da esquerda informações sobre os textos aqui apresentados bem como outras publicações dos autores (blogs e livros).
O conteúdo deste blog é protegido pela Lei nº 9610/98 dos direitos autorais.

.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Missão Espacial: Exoplaneta

Zulmira Carvalheiro
         


           Aqui vou eu, caminhando sem rumo pela superfície mais inóspita do universo conhecido. Saí sozinha a fim de contemplar essa aurora boreal amarela, prova de que o núcleo do planeta continua ativo. Aí está a magnestosfera para protegê-lo. Muito fraca, porém. A incidência de raios cósmicos é intensa. Ambiente perigoso para a vida humana. Por que fui me afastar da base? Nem percebi o quanto me afastava. Todos aqueles anos de capacitação e agora quebro o procedimento mais elementar de segurança. Se me perder nem saberão onde me encontrar porque esqueci o anel localizador no alojamento. O que acontece comigo, a funcionária padrão do projeto? 
          Se me deitar aqui, ao lado dessa rocha e ficar bem quieta... O oxigênio dos cilindros se esgotando lentamente... Meu sistema saturando-se com dióxido de carbono... vou ficar com sono, vou dormir...  
          Foco! Foco! Qual o motivo dessa cor na aurora boreal? Átomos de sódio na ionosfera? O solo é vermelho de ferrugem, como em Marte. Mas o brilho amarelo no horizonte me lembra luz de sódio. Preciso perguntar a alguém quando voltar à base. Não posso demorar. Tanta aridez me deprime. Um planeta inteiro sem vida vegetal. Nenhuma árvore, nenhuma flor. 
          Um planeta sem flor deve morrer mesmo. Merece ser vaporizado por uma estrela em explosão. De que vale a vida sem flores? Mesmo as insignificantes, como aquelas violetas pequeninas que se abrem escondidas no meio da folhagem. Uma única flor que houvesse aqui justificaria a permanência do planeta. Mas não há. Que se aniquile junto com sua estrela agonizante. Nada a lamentar.

* * *

(Este é um trecho adaptado do conto "Exobacterjulian".)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito bem-vindo!